Eventos


ASSEMBLEIA GERAL
30/04/2024
ver mais


  Site Antigo

merchandinsing inscrição quotizações informações/ horários vídeos contactos

Escola de Natação do Clube dos Galitos de Aveiro conquistou o certificado nível prata

Escola de Natação do Clube dos Galitos de Aveiro conquistou o certificado nível prata. O nível Prata ou 2 é o nível mais elevado atualmente possível de alcançar e foi apenas atribuído a 8 escolas do Pais.
A distinção foi concedida ontem durante a Gala de Natação, no Sheraton Porto Hotel  e constitui um importante incentivo para a valorização da natação do nosso clube. A seção agradece ao coordenador técnico, Dr Rui Santos e ao corpo de treinadores, professores e funcionários a quem dedica este galardão que premeia a excelência.

O Clube seguirá agora para os niveis superiores de qualificação ainda sem atribuição em Portugal

----------------

Noticia FPN.
No decorrer da Gala de Natação, sábado dia 5 de novembro, no Sheraton Porto Hotel, serão reconhecidas as escolas de natação que neste momento estão no processo de certificação pela FPN: as que iniciaram há uma época desportiva e as que iniciaram nos últimos tempos. Este ano serão entregues dois tipos de certificados: i) do nível inicial, para as que estão agora a iniciar o processo e para as que estão a consolidar o processo iniciado na época anterior; ii) de nível prata para as que aumentaram o âmbito de certificação e estão no nível 2 de certificação.
Na época desportiva anterior todas as escolas de natação tiveram uma auditoria que incidiu essencialmente sobre os seguintes aspetos: forma de integração dos alunos no seu nível pedagógico adequado; como são operacionalizadas as funções do coordenador; pontos fortes; aspetos a melhorar; processos de garantia de que os professores cumprem o caderno pedagógico-didático; modelo de planeamento das aulas; formação dos professores; procedimentos para a transição de nível dos alunos; procedimentos adotados para dar feedback aos professores do seu comportamento profissional; procedimentos para integração dos novos professores; metodologias adotadas para discussão dos assuntos com os professores; procedimentos existentes de ligação entre a escola de natação e o clube desportivo/equipa desportiva e respetivos procedimentos de transição dos alunos; modelo utilizado para análise da competência dos alunos; metodologias e procedimentos adotados para a análise dos dados resultantes da análise do nível de satisfação dos alunos; procedimentos de reflexão de práticas no final do ano.
Durante a época anterior foi também realizada uma formação em regime de b-learning creditada para a cédula profissional onde estiveram, para além de outros formandos, todos os coordenadores das escolas de natação certificadas pela FPN. Esta época iremos realizar uma segunda edição desta formação, também em regime de b-learning, desta feita com creditação para efeitos de renovação da cédula de diretor técnico. Durante esta formação serão apresentados os dados recolhidos na formação da época passada e recolhidos dados e práticas que serão trabalhadas ao longo da época desportiva.
Na formação referida anteriormente, as questões mais focadas foram as seguintes: portal PAN; oportunidades de melhoria do processo de certificação; cadernos pedagógico--didáticos e monitorização da sua implementação; manual de acolhimento; dossier de trabalho dos professores; processo de planeamento das aulas; avaliação do desempenho dos professores; caderneta de natação; cartazes; planos e exemplos de atividades; formações; perfil de um bom professor; manual de referência FPN para o ensino da natação; perceção da qualidade dos clientes; formação inicial e contínua dos professores; monitorização do processo de ensino-aprendizagem; atividades dos festivais de natação; preços das mensalidades ; formulários e documentos. Cada formando teve oportunidade de expor as suas ideias e é feito um resumo das respostas de todos.
Continuamos crentes de que este processo trará e continuará a acrescentar valor a todas as escolas de natação nele envolvidas, numa perspetiva de melhoria do ensino da natação em Portugal, como forma de influenciar positivamente o desenvolvimento da natação enquanto modalidade desportiva, de recreação, de meio de salvamento e na promoção da condição física e saúde.
A FPN terá sempre como intenção ir disponibilizando ferramentas, metodologias e práticas partilhadas no sentido de serem potenciadas pelos coordenadores das escolas de natação, em conjunto com as suas equipas de professores, dirigidos pelas direções das estruturas a que pertencem as escolas de natação.
Contamos com todos para a melhoria contínua deste programa, participando ativamente nele ou dando sugestões e identificando as oportunidades de melhoria que sempre existirão.

 

06/11/2016 18:52

Voltar
Clube dos Galitos ©2011, Todos os Direitos Reservados. | Desenvolvido por: INOVAnet,Lda e Design: Designarte.pt