No passado 01 e 02 realizou-se o Campeonato Nacional de Velocidade de Remo em Montemor o Velho. 
A Secção Náutica do Galitos participou em força, numa demonstração da vitalidade desta modalidade típica Aveirense. 
Apesar das dificuldades sentidas, nos mais variados níveis, no dia a dia de treinos numa zona da cidade " esquecida", os atletas não deixaram de a representar com esforço, humildade,  espirito de missão e honra em levar o nome Aveiro mais além. 
No Sábado com muito vento a "desafiar" as capacidades organizativas, quer das equipas presentes, quer da Federação Portuguesa de Remo mas em especial a técnica dos atletas na água, souberam alcançar para o Galitos: 
Mafalda Amaro, segunda geração de família de remadores, atleta das treinadoras Mariana Valdez e Rita Mingatos, abriu o caminho para as medalhas batendo-se " como gente grande" por um 3° lugar em Skiff Infantil. 
Logo de seguida, lideradas por Sara Goodfellow na boga, Maria Valente, Mariana Miranda e Marta Lopes, na proa, conquistaram o Bronze em Quadri Scull Iniciadas. 
A coroar o dia de sábado, Carolina Silva e Mariana Matos, atletas acompanhadas pelos treinadores Pedro Velhinho e Jose Carlos, sagravam-se Campeãs Nacionais em Double Scull Iniciadas. 
As eliminatórias deixavam adivinhar mais medalhas para Domingo com a previsão do vento um pouco mais amena, a favorecer o espelho de água da Pista Internacional do Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho. 
Ainda o público presente alongava as pernas do dia anterior, e num ápice, as irmãs veteranas Ada e Dina Rocha, atletas do Professor Treinador João Vaz, alcançavam um disputado bronze em double scull, mostrando que quem sabe nunca esquece. 
Já só dava meninas do Galitos no pódio! 
A júnior Bárbara Marques, incentivada pelo experiente atleta, agora Treinador Rui Rosa, amealhava mais um 3° em Skiff. 
Mas a surpresa, de alguns, chegaria logo de seguida. Henrique Moreira, após três longos anos de árduas madrugadas em treino pelos canais da nossa Ria de Aveiro, premiou o seu sacrifício pessoal, dos seu jovens companheiros seniores, treinadores e direção tornando-se no novo Campeão Português de Remo em Velocidade na categoria Skiff ligeiros; Para corolário, e em simultâneo, reclamou o bronze na mesma prova, na categoria pesados para os Galináceos Aveirenses. 
Destacar ainda a prestação do quadri scull veteranos cruzando a linha de chegada em 4° ao "foto- finish",  que encarou esta prova nacional como mais um desafio ultrapassado no caminho de preparação para o Mundial da classe que se realizará ainda este ano em Bled, na Eslovénia. 
Grande mérito ainda de vários jovens Galitos que alcançaram diversos top 10 nas diversas embarcações e escalões. 
   |