Eventos


ASSEMBLEIA GERAL
30/04/2024
ver mais


  Site Antigo

merchandinsing inscrição quotizações informações/ horários vídeos contactos

Informação Pública

Informação Pública

Câmara Municipal de Aveiro + Clube dos Galitos de Aveiro + Sporting Clube de Aveiro

 

Câmara de Aveiro apoia Clubes de Natação na Retoma da Atividade

 

            A pandemia COVID 19 abateu-se na Natação Aveirense com grande violência. As instalações (piscinas) encerraram em meados de março e assim se mantiveram até finais de maio privando os Atletas e a População de aceder à atividade.

            A possibilidade legalmente aberta pelo Governo de apenas os Atletas de alta competição poderem aceder a treinos não era possível em Aveiro devido à estrutura de custos de funcionamento das piscinas que os Clubes Aveirenses – Clube dos Galitos de Aveiro (Galitos) e Sporting Clube de Aveiro (Sporting CA) - tinham de assumir.

            Colocado o problema à Câmara Municipal de Aveiro (Câmara) no sentido de dar a possibilidade aos cerca de 10 Atletas nessa situação, poderem regressar aos treinos, logo a CMA se dispôs a ajudar com uma solução fiável e sustentável, tendo essa possibilidade sido alargada aos Atletas federados aproveitando as normas emitidas entretanto pela DGS e pela FPN.

            A Câmara, na pessoa do seu presidente, José Ribau Esteves, e os Responsáveis dos Clubes, António Granjeia do Galitos e Jorge Crespo do Sporting CA, trataram esta matéria em espírito de equipa, definindo sinergias que possibilitassem a retoma da atividade de forma sustentável e devidamente cuidada.

            A Câmara assumiu o deficit financeiro dessa retoma no valor de quase 6.000€, tendo este valor sido definido num trabalho elaborado pelos Clubes (valor respeitante ao mês de junho 2020), que entretanto tinham acordado tratar esta matéria da retoma da atividade, em conjunto e usando apenas uma piscina. Esta solução possibilitou uma economia de escala grande com uma consequente economia para os cofres dos Clubes, bem como começar a reverter o doloroso processo de layoff dos funcionários dos Clubes. Além do apoio extraordinário referido, a Câmara manteve a 100% o financiamento aos dois Clubes em vigor nos Contratos de Desenvolvimento Desportivo da presente época 2019/2020.

            No tempo em que a solução foi delineada e concertada, com absoluta lisura e boa fé entre a Câmara, o Galitos e o Sporting CA, abriu-se a possibilidade de retoma da atividade a todos os Atletas federados, o que aconteceu a partir de 1 de junho de 2020.

            Decidiram então as três entidades envolvidas, manter a retoma faseada por escalões dos Atletas federados dos dois Clubes na piscina atualmente sob jurisdição da Câmara e gerida pelo Galitos, escolhida por questões de natureza operacional.

 

            Todas as operações foram supervisionadas pela Delegação de Saúde de Aveiro, estando os Atletas e Treinadores dos dois Clubes a cumprir integralmente as diretivas estabelecidas para proteção de todos no que respeita ao covid-19, e com plena satisfação de todos.

            Esta experiência está a servir também para um processo de aprendizagem de todos os agentes envolvidos, que vai ser muito útil na abertura das duas piscinas aos demais Alunos (Escolas e Seniores) com a devida segurança sanitária e cumprimento das normas da DGS, no início de julho de 2020.

 

            Aveiro, 19 de junho de 2020.

 

José Ribau Esteves, Câmara Municipal de Aveiro

António Grangeia, Clube dos Galitos de Aveiro 

Jorge Crespo, Sporting Clube de Aveiro

19/06/2020 09:03

Voltar
Clube dos Galitos ©2011, Todos os Direitos Reservados. | Desenvolvido por: INOVAnet,Lda e Design: Designarte.pt