Eventos


ASSEMBLEIA GERAL
30/04/2024
ver mais


  Site Antigo

merchandinsing inscrição quotizações informações/ horários vídeos contactos

Mensagem de Ano Novo 2021

LINK DA MENSAGEM

http://www.galitos.pt/download/Galitos%20-%20mensagenm%20ano%20novo%202021.pdf

 

Mensagem de Ano Novo

Presidente do Clube dos Galitos

 

“O que mais desespera, não é o impossível. Mas o possível não alcançado.”

Robert Mallet geofísico e inventor irlandês. 1810-1881

 

Aveiro, 1 de janeiro de 2021

Caros sócios do Clube dos Galitos,

O clube mantém o propósito desde o nosso primeiro mandato de, através das mensagens de ano novo do seu presidente, dar a conhecer a atividade do Clube dos Galitos. Tentamos que este singelo texto exponha perante a sociedade aveirense a nossa atividade cívica, desportiva e cultural na cidade e sociedade aveirense. 

Cumprimos com orgulho esta missão.

Por causa da situação de pandemia que vivemos em 2020 entrei muito menos vezes na nossa sede, mas a fotografia da revista o “cantar do Galo” exposta na entrada do salão nobre, continua a ter o mesmo impacto arrebatador sobre mim e a fazer-me sentir o orgulho de poder ajudar nos projetos e destinos da nossa agremiação. 

Ousemos, pois, continuar a ser diferentes, inovadores e indutores da transformação que Aveiro sempre necessita.

O ano de 2020 – a marca do COVID

“O desânimo é uma doença contagiosa. E pode ser fatal. Cedemos a essa contaminação como que arrastados por uma vertigem e algo se derrama para sempre.”

Mia Couto – escritor Moçambicano

 

Caros sócios, 

O desânimo não é nossa praia e a história tem-nos ensinado o significado da palavra resistência.

O ano de 2020 que terminou ficou indubitavelmente marcado para o Clube, para Portugal e para o Mundo pela pandemia do vírus Covid19.

O nosso país enfrenta, pois, uma imensa crise sanitária e socioeconómica que afeta também a robustez das nossas instituições organizacionais e da nossa própria democracia. O nosso futuro coletivo próximo dependerá também do resultado da gestão desta pandemia e da forma como todos, enquanto nação, o soubermos enfrentar. 

Perante tamanha adversidade todos os dirigentes do clube (de todos os níveis) tiveram uma atitude responsável com o cumprimento das normas, cautelosa diante do perigo de transmissão e colaborante com as autoridades sanitárias. 

Não fomos, nem somos imunes ao vírus.

Um dos nossos mais prestigiados dirigentes passou as maiores agruras no Hospital de Aveiro e alguns, poucos felizmente, atletas e treinadores têm tido contacto menos gravosos, com esta pandemia.

Um novo ano vai começar e não nos livraremos deste mal que indubitavelmente marcará o primeiro quartel do século XXI. Já começou a fazer razia nas competições de início de época 2020/21 e condicionar treinos e o normal funcionamento do pavilhão, dos campos de padel, da piscina, do posto náutico e condicionado o labor da sede e do bar. 

O sector económico também se ressente com esta calamidade pública e tivemos de saber suportar esta adversidade.

A vida do clube durante o COVID

A vida social do Clube prosseguiu com a normalidade possível em tempos de COVID.

Nas instalações desportivas tivemos que adaptar, cumprir normas mais ou menos difíceis de interpretar, reduzir e por vezes mesmo interromper a atividade.

Sócios

Agradecemos a compreensão dos nossos associados que nos ajudaram mantendo as suas quotas, mesmo sem terem podido frequentar o remo, o basquetebol, a natação, o padel, o xadrez, o triatlo e o bridge. Alguns houve, que nos ofertaram donativos significativos, que não esqueceremos, e que foram fundamentais para as secções a quem se destinaram. A todos bem hajam.

Patrocinadores

Os nossos apoiantes institucionais vivem como nós a pandemia com a consequente redução de proveitos, mas nem por isso, deixaram de nos apoiar. Alguns tiveram, fruto das circunstâncias, de diminuir o seu apoio, mas mantiveram o seu fundamental suporte ao clube. Ficaremos sempre gratos e tudo faremos para penhoradamente saber guardar o seu apoio.

Agradecemos a todos a coragem de nos apoiarem. Temos feito o possível para representar condignamente Aveiro e o nome das empresas que nos apoiam. Por uma questão de impossibilidade de nomearmos todos os apoios, mencionamos apenas os apoiantes principais de cada equipa.

Galitos / Município de Aveiro 

Natação / Bresimar

Basquetebol / Clínica Dr. Semblano Fisioterapia; Glicínias Plaza

Xadrez / Grupel

Remo / Grestel

Padel / Lusavouga Inoutcooking Eraaveiro Carlsberg Iconbuildingsolutions Irbal Carreiradentalclinic Cimave

Funcionários (treinadores e colaboradores)

Igualmente os funcionários foram determinantes na ultrapassagem dos tempos de pandemia.

Aos que fazem parte dos quadros e aos outros que nos apoiam como prestadores de serviços o clube pediu a sua ajuda, a redução dos seus horários e rendimentos, a flexibilidade no trabalho, a colaboração em tarefas para manter a atividade de atletas à distância. O seu apoio, quase incondicional, foi fundamental para podermos ultrapassar o confinamento obrigatório de março e abril e a retoma nos meses subsequentes.

Fornecedores

Pudemos durante todo o ano de 2020 manter o fluxo normal de pagamentos  aos nossos fornecedores, mas alguns viram brutalmente reduzido o seu trabalho no clube. A todos eles, mas principalmente a estes últimos, devemos um agradecimento especial, até porque, quando foi possível retomar, mesmo com a atividade condicionada, estiveram novamente presentes.

Direção e secções

A todas as secções, mas sobretudo aos dirigentes das secções o clube deu muito mais trabalho, aliás continua a dar muito trabalho. Fizeram-se reuniões remotas, combinaram-se estratégias, acertaram-se medidas, ajustaram-se trabalhos, mas sobretudo foi possível manter todas as secções a trabalhar. A criatividade, a imaginação e o costumado desenrascanço nacional colmataram as dificuldades.

Relacionamento institucional

Estado

Malgrado a nossa apreciação global do Estado Português continuar a ser a mesma de anos anteriores, nomeadamente pela incapacidade de gerar políticas de promoção do desporto e da juventude menos centralistas, teremos este ano, de ajustar essa apreciação com um valor menos significante.

A pandemia desviou muitos recursos aos nossos governantes e muitas vezes, a pressão do momento, dificultou decisões mais esclarecidas. Nenhum português gostaria de estar na pele dos governantes, sobretudo na primeira fase. Hoje já será possível fazer apreciações mais finas e objetivas da sua atuação global, mas, não é este nem o momento, nem o lugar adequado.

Contudo e com muita pena nossa não demos pela existência do secretário de estado do desporto, João Paulo Rebelo. Apesar de ter declarado que “o desporto não é um setor pária da nossa sociedade e, portanto, não pode ficar para trás sendo isso que o Governo se tem esforçado por fazer”, nunca demos por medidas para o desporto, principalmente o amador que tem ficado claramente para último. De tal forma isto é verdade que o documento de Visão Estratégica para o Plano de Recuperação de Portugal 2020-2030 (VEPRP na sua versão inicial) não incluía a palavra “desporto” no texto.

Como vimos afirmando, cada vez mais as associações e clubes são vistos como meros contribuintes e tratados como empresas comerciais que de facto não são. Exemplos não faltam. 

Nesta pandemia ficou ainda mais evidente o papel insubstituível que os clubes e os seus dirigentes dos clubes têm localmente, mas, mesmo assim, continuam a ser desvalorizados no inestimável serviço que prestam à comunidade. 

Voltamos, por este motivo, a insistir nos temas de mensagens anteriores. 

A valorização dos dirigentes associativos verdadeiramente amadores e beneméritos – Cada ano que passa é mais difícil encontrar pessoas com disponibilidade para o associativismo.

Canibalização dos clubes mais pequenos - A democratização do desporto com a construção de instalações desportivas por todo o País não tem valorizado os clubes e as associações do país menos mediatizado e, ao invés, está a canibalizá-los, em benefício dos chamados 3 grandes.

O IVA no desporto – O Estado vê os clubes como uma fonte de receita em detrimento da função educadora não cedendo um cêntimo nas isenções pedidas ao material desportivo de alta competição.  

A justiça muito lenta – qualquer problema que uma instituição tenha provocado por si ou por outros leva um tempo interminável a ter uma resposta ou uma decisão.

Isenção de IRS a jovens atletas (até 25 anos) e jovens treinadores (até 30 anos)

consignação do IRS individual – permitir que seja consignado parte do IRS a todas as associações de utilidade pública mesmos as desportivas. 

Abolição da anacrónica norma para o transporte de jovens até aos 16 anos nas viaturas com idade superior a 16 anos desde que cumpram as inspeções de segurança rodoviárias obrigatória para o transporte de crianças. 

Isenção de IA na compra de veículos novos

Linha de crédito a custo zero para financiamento de aquisição de novos veículos (carrinhas de 9 lugares e autocarros) por forma a substituir o parque (esta medida daria um impulso às vendas de carros)

Câmara Municipal

A autarquia aveirense tem sido um parceiro fundamental para o Clube dos Galitos.

A proximidade nesta fase do COVID tem sido importante. Sentimos que quando tudo falhar a CMA dirá presente a nós e aos outros clubes.

O apoio prestado pela autarquia tem sido determinante, tanto em termos financeiros, como materiais nesta fase da pandemia como fora dela. Falamos, por exemplo, do apoio prestado na altura do desconfinamento na piscina, no continuado suporte às deslocações e no pagamento sem reservas dos apoios devidos ao PMAA 2019/20 e ao pagamento do apoio PMAA para 20/21.

O Clube dos Galitos tem tido com a CMA uma relação institucional próxima e de grande abertura. Agradecemos a confiança que temos tido por parte do executivo camarário e em especial do presidente Eng Ribau Esteves. Da parte do Galitos a CMA tem contado com colaboração leal e empenhada no projeto em que nos temos envolvido.

Juntas de Freguesia

A união de freguesias da Glória e Vera Cruz, junta que rege territorialmente o Galitos foi sempre colaborativa com o clube. Aquando da pandemia foi possível ajustar com a junta e seu presidente, Fernando Marques, a manutenção do apoio da natação aos nossos idosos. É uma mais valia para eles, para o clube e para a junta continuar a poder dar continuidade a um trabalho de anos desafiando com toda a segurança os medos legítimos duma camada de população mais atingida.

Também a relação com a junta de Cacia e S Bernardo proporcionou continuar as parcerias anteriores o que muito orgulha o clube. Muito temos de agradecer aos presidentes Nelson Santos e Henrique da Rocha Vieira pela valorização que fazem da atividade física dos seus fregueses mais idosos e consequente ajuda ao nosso clube.

Delegada de Saúde ACES do Baixo Vouga

A Dra. Dulce Seabra tem sido uma peça fundamental na resistência do clube à pandemia. Com ela foi possível estabelecer protocolos de trabalho na piscina e nas outras instalações para retomarmos a atividade, ajudar a isolar, encaminhar casos, e mais importante, esclarecer dúvidas duma forma direta e sem burocracias. Pela nossa parte tentámos fazer o que nos pediam “sermos também agentes de saúde pública”.

Agradecimento ao Hospital Distrital de Aveiro

No início da pandemia houve um nosso dirigente que esteve muito doente no HDA apanhado nas malhas da pandemia. Fica ainda o agradecimento do clube pelo extraordinário trabalho de todos os diretamente o trataram e com ele lidaram.

Reuniões entre os clubes de Aveiro

A pandemia trouxe uma nova realidade a Aveiro.

Foi possível estabelecer contactos com a maioria dos clubes de Aveiro por forma a haver uma união nas horas mais difíceis. O Clube dos Galitos teve uma posição importante neste movimento.

Os Clubes desportivos do concelho de Aveiro têm mantido reuniões de trabalho e consulta mútua, desde que a pandemia começou em março último. Nestas reuniões, procuramos em conjunto avaliar práticas e a eficácia das medidas de combate à pandemia, encontrar soluções mitigatórias comuns e de uma forma geral partilhar as dificuldades e oportunidades.

Uma das medidas tomadas em conjunto, numa decisão inédita em Aveiro, foi a suspensão da quotização aos nossos atletas e sócios, durante a primeira vaga da pandemia passando esta a ter uma forma voluntária.

Também fruto desta união, dois dos clubes partilharam instalações (piscina) na primeira fase da retoma, permitindo uma importante poupança nos custos, numa ação que mereceu o apoio ca Câmara Municipal. Houve ainda organizações que envolveram alguns dos nossos clubes, num espírito de colaboração e de defesa dos interesses comuns a todos.

Em conjunto, e seguindo as recomendações da DGS  e de cada federação ou associação desportiva, tentámos unir práticas e procedimentos. Consultamo-nos também com frequência para interpretar as regras da DGS e mantermos práticas comuns.

Perante o cenário bastante cinzento da segunda vaga reforçámos as reuniões na procura de respostas em conjunto. Estamos conscientes que mais uma paragem pode ser o fim de muitas das nossas associações e da prática desportiva para muitas crianças e jovens do nosso concelho.

Tentaremos de forma comum ultrapassar as dificuldades como a situação financeira dos Clubes amadores que é cada vez mais aflitiva. Temos funcionários e colaboradores a quem devemos lealdade e o salário. Os nossos fornecedores merecem e devem ser pagos pelos serviços. A desistência de muitos patrocinadores, a inexistência de receitas de bilheteira, a redução drástica nas atividades que os Clubes organizavam para gerar receitas e a manutenção das quotas em valores que já eram baixos para os serviços prestados, tornam a nossa situação absolutamente dramática.

Devemos acrescentar que todas as associações, apenas vivendo quase exclusivamente de quotizações, prestam apoio à sociedade de diversas formas e nomeadamente proporcionando a prática desportiva a associados mais carenciados.

Precisamos de encontrar respostas rápidas para estes problemas. Mas temos de encontrar parceiros que nos possam ajudar a encontrar caminhos, sejam a nível governativo, autárquico ou entidades privadas. Foram concluídas consultas com os diversos partidos políticos com representação parlamentar no círculo eleitoral de Aveiro.

Há vida no Galitos para além do COVID

Continuamos enquanto clube com objetivos claros.

Somos um clube de formação e não abdicaremos duma gestão racional e rigorosa.

Sempre teremos novas metas para ultrapassar, novos desafios para vencer e problemas para resolver. Vamos, como até aqui, acumular a energia necessária para resolver as dificuldades que nos aparecerem, procurando sempre consensos em diálogo, sendo construtivos, imaginativos e perseverantes.

Mesmo apesar da pandemia foi um ano de boas alegrias numa coletividade que quer continuar a servir Aveiro com dedicação.

Como sempre temos reiterado, o clube são as pessoas e os sócios o nosso ativo principal. Sem o seu trabalho diligente e abnegado nada do que fazemos seria sequer possível. Devemos agradecer a todos os que nos ajudaram na gestão das secções e a todos os que acompanharam as equipas pelo seu anónimo, mas eficaz trabalho.

No ano de 2020 o clube manteve a atividade, mas houve até secções que aumentaram a atividade e os seus sócios atletas como o Remo. 

Alguns sócios, muitos deles pais de atletas, deram o seu contributo como seccionistas nas várias modalidades, conseguindo induzir dinâmicas nas secções e estimular estruturas de apoio importantes no sucesso das modalidades e secções. Sem a dedicação dos nossos sócios em tarefas tão essenciais, não seria possível proporcionar formação aos quase dois milhares de jovens que participam nas nossas atividades desportivas e formativas.

Destaque para a formação da nova secção de Bridge que infelizmente começou na pior altura. Estamos certos que brevemente se dinamizará.

Este ano não houve jantares de natal ou galas para homenagear os nossos melhores. Esperamos em breve retomar esta forma de convívio e exaltação clubista.

Um outro processo que pensávamos ter concluído era a regularização processual do estatuto de utilidade pública, mas mais uma vez o estado inventa problemas ondes não existem. Para a conclusão teremos novamente de adaptar os nossos estatutos um processo que já tínhamos passado em 2018. Aguardamos, pois, a conclusão deste assunto quando conseguirmos perceber a insondável visão dos serviços do estado que gerem a manutenção do estatuto de utilidade pública e outorgado em 1928. Está a ser um processo muito complexo e onde o contributo de todos os órgãos sociais tem sido determinante, em particular o empenho do nosso sócio e presidente da Assembleia Geral, Dr. Armando França. Este é um exemplo onde a insensatez dos funcionários dos órgãos de governação, sem visão local, se expressa na plenitude kafkiana e atinge os limites do ridículo.

Os serviços de contabilidade mantiveram-se nos standards a que nos habituaram e temos paulatinamente melhorado o acompanhamento e maior rigor na apresentação de dados de gestão em 2020. A colaboração do Conselho Fiscal e dos serviços de contabilidade têm sido estimulantes e essenciais.

Mantivemos igualmente uma regra desta direção e que consiste no agradecimento formal, por carta do presidente, a todos aqueles atletas ou dirigentes que se distinguiram em representação do Clube como campeões ou recordistas nacionais, que obtiveram prestações coletivamente ou individualmente muito relevantes.

Mantemos a colaboração com várias instituições da cidade nomeadamente através da cedência das nossas instalações sempre que se achou conveniente. como aconteceu diversas vezes em 2020.

Participámos em muitos dos eventos para que fomos convidados.

Os Galitos

Galitos de Fama

Honrar os nossos maiores é lembrar aqueles que antes de nós construíram um Galitos forte, solidário e coeso.

Joaquim Mendonça

Um desses enormes Galitos faleceu no início do ano de 2020. O Eng. Joaquim Mendonça foi nosso presidente, um dos melhores, grande impulsionador e o seu nome ficará perpetuado no Pavilhão Desportivo na Forca. O Eng. Mendonça, era uma pessoa de uma rara sensibilidade e fino trato, foi inquestionavelmente um dos maiores dirigentes que serviram o nosso clube entre os anos 80 e 2000, sempre com extraordinária entrega e dedicação. A sua obra de referência no nosso clube foi o alvoramento e conclusão do almejado pavilhão, erguido na Forca e inaugurado solenemente em outubro de 2007. Cremos bem que ainda hoje não existiria se não fosse a sua capacidade de lutar permanentemente e anos a fio, pela sua construção.  Uma obra notável para a dimensão do clube e uma mola extremamente impulsionadora do crescimento notável e nunca antes atingido do basquetebol do nosso clube e da cidade.

António José Campos Graça

Já no final do ano faleceu outro sócio que decidiu homenagear o seu clube deixando a sua vasta coleção de selos e moedas ao nosso clube. António José Campos Graça era filho de um outro ilustre Aveirense (António Campos Graça), que como ele, deixou gravada nas muitas fotografias que tirou a beleza da cidade de seu berço.

Clube Olímpico

Gino Caetano e Diogo Carvalho

Os jogos olímpicos foram adiados, mas mantemos ainda intacta a chama de ter representantes do Galitos nos Jogos Paraolímpicos e Olímpicos de 2021 o que configurará a 4º presença consecutiva de um nosso atleta na maior prova desportiva mundial. O Galitos deve um louvor à empresa empregadora do Gino, a Fisiomanual, pela total disponibilidade que tem tido para compatibilizar os horários de treino do nosso fisioterapeuta e atleta. O Diogo Carvalho mantém legítimas esperanças de renovar a sua quarta participação olímpica.

Outros atletas

Muitos outros atletas se têm distinguido nas modalidades e por isso se tornará complicado mencionar neste pequeno espaço todos aqueles que foram campeões nacionais, que representaram Portugal nas seleções nacionais ou que bateram recordes nacionais. Carolina Fernandes na natação e Henrique Barbosa no Padel. Muitos outros representaram as seleções nacionais nas diversas categorias.

Muitas e boas alegrias…

Globalmente o Clube dos Galitos conquistou em 2020 um impressionante palmarés nas modalidades que pratica mesmo em época de COVID. 

30 títulos de campeão nacional

1 título de Vice-Campeão europeu 

9 recordes nacionais.

18 atletas representaram as seleções nacionais

Por modalidade deixamos a sua distribuição.

Natação

Individualmente

5 Títulos Nacionais 

9 Títulos Nacionais Masters 

4 Títulos Nacionais Natação Adaptada 

11 Títulos Zonais 

35 Títulos Regionais 

9 Recordes Nacionais 

30 Recordes Regionais 

Coletivamente

Campeões Nacionais da 2ª Divisão (época 2019/20)

Vencedores Taça ANCNP 

3 Presenças em representação da Seleção Nacional 

Basquetebol

Subida à Liga Feminina

3 títulos de campeão distrital

3 vice-campeões distritais

Único clube do país a apurar todas as suas equipas para os seis campeonatos nacionais de formação.

Pelo 4º ano consecutivo foi um clube da ABA com mais atleta a representar as Seleções Distritais nos Campeonatos Nacionais

6 atletas nas seleções nacionais

16 atletas nas seleções distritais

4 atletas nos CNT

Remo

4 títulos nacionais nos diversos barcos nacionais.

4 títulos nacionais de remo indoor

Campeões Regional Centro Primeiras Remadas

Campeões Regionais de Velocidade

Triatlo

Vice-Campeã Nacional

Vice-Campeã Ibérica de média distância 

Por equipas alcançamos o Top10 (10ºlugar) no Campeonato Nacional de Clubes de Média Distância.

Padel 

Gustavo Nunes e Vasco Barbosa - campeões nacionais de sub14.

Guilherme Carreira campeão nacional de sub-12.

José Diogo Cunha e Eduardo Candal Dias vice-campeões nacionais de sub-12.

9 atletas jovens e veteranos nomeados para seleções

Xadrez

3 campeões nacionais universitários (1 absoluto rápidas e 2 femininos em semi-rápidas e rápidas)

vice-campeões nacionais universitários

3º Lugar Equipas 2ªDivisão

 

Lutas antigas com alguns avanços

Mais um ano terminou e as nossas lutas de sempre, as lutas de Aveiro e do Galitos, embora ainda não resolvidas parece terem dado mais uns pequenos passos fruto do empenho da Câmara Municipal e sobretudo do seu presidente.

O posto náutico da lota teve uma notícia determinante para o seu prosseguimento. O Governo aprovou a constituição da comissão no domínio das áreas portuárias e marítimas e áreas urbanas de desenvolvimento turístico e económico não afetas à atividade portuária do município de Aveiro. Em concreto, está previsto entregar aos municípios áreas portuárias e marítimas e áreas urbanas de desenvolvimento turístico e económico não afetas à atividade portuária. A Câmara de Aveiro tem revelado interesse, concretamente, nas áreas da antiga lota e da baía de S. Jacinto. O diploma governamental prevê que as áreas a transferir sejam identificadas em protocolo a celebrar entre a autoridade portuária e o município e nomeia uma comissão que integra representantes dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das Finanças, Ministérios das Infraestruturas e da Habitação e do Mar, assim como da autarquia local.

Este passo é fundamental para podermos avançar e ver cumprida a promessa camarária de termos um posto náutico. Existe uma equipa especial desde 2019 para atacar este problema com a energia que ele merece, tendo já produzido um estúdio prévio para que a cidade e o clube possam vir a ter centro náutico de excelência, à semelhança daqueles em que todas as cidades congéneres já investiram.

A questão da piscina do bairro do liceu, depois de transferida a propriedade para a esfera municipal, teve mais um avanço significativo com a conclusão dos projetos de especialidades e arquitetura. Aguardamos agora a forma como geriremos com a CMA o tempo e obra e realocação dos nossos treinos durante as obras. A piscina no centro da cidade manterá a gestão do Galitos e possibilitará a continuação do trabalho de uma das mais importantes equipas de natação nacionais. Mas também não desistimos de pedir à cidade uma piscina municipal que potencie o trabalho de excelência que o clube tem feito na natação. Temos a garantia que avançará no próximo mandato autárquico pelo que temos vindo a ajudar a CM sobre a topologia que esta deverá ter. 

Estuda-se com a secção de Padel a possível ampliação dos campos e iniciou-se com o Basquetebol a atualização do licenciamento do pavilhão.

Em estudo encontra-se também a implementação de um campo de basquetebol ao ar livre, projeto a ser seguido com  a ABA, FPB e CMA

Formação, certificação de escolas e competição

Formação

O Galitos é, sem qualquer sombra de dúvida, o clube referência na Formação e Olímpico de Aveiro. A formação desportiva é a fonte de todas as nossas grandes vitórias.

Sem escolas fortes e competentes, sem treinadores habilitados e dedicados e dirigentes motivados e o trabalho diário dos atletas não é possível ter boa formação. 

Os títulos desportivos projetam-nos nacionalmente, mas sobretudo mostram uma realidade que construímos com o esforço de todos. Pelo que já fizemos na área da formação não podemos nunca descurar esta importante valência no nosso clube.

Certificação das escolas.

Este ano de 2020 viu revalidar a certificação de escolas de natação. A Escola de Natação do Clube dos Galitos de Aveiro tem o certificado nível ouro e agora o selo Portugal a Nadar Seguro relativa à operação em condições de pandemia. Devido à pandemia a certificação do clube para a natação desportiva e não apenas das escolas teve de ser adiada.

Também o basquetebol e o xadrez mantêm os respetivos níveis de certificação e procuramos agora que outras federações prossigam este caminho indicador de qualidade e confiança.

Competição desportiva

O ano do COVID, como decerto ficará registado, foi absolutamente atípico com a suspensão de muitos campeonatos e alterações profundas da competição regular que afetaram a época 2019/20 e a 2020/21.

Mesmo assim o Clube dos Galitos teve notáveis desempenhos que sumariamente exporemos.

Basquetebol

O basquetebol continua a ser uma escola de formação de referência, mantendo o estatuto de Clube Formador da FPB e de Escola de Minibasquete Certificada.

Na qualidade de clube formador e como forma de dar continuidade à formação dos seus atletas, o Clube continua empenhado em elevar o patamar onde competem as suas equipas Seniores Femininos e Masculinos.

O Basquetebol do Galitos tem tido mais de 200 atletas federados por época há doze temporadas consecutivas, tendo ultrapassado os 300 atletas durante três épocas (entre 2011/12 e 2013/14). Nesse período foi durante 4 épocas consecutivas o clube com mais atletas federados do país. No ano passado, em 2019/2020 tivemos 258 inscritos.

O Galitos tem mantido em atividade equipas em todos os escalões etários de formação e de competição, fazendo inclusivamente equipas B nos escalões de Sub-14 e Sub-16 Masculinos e Femininos, de forma a dar a possibilidade a todos os seus atletas de competirem regularmente. Em termos globais mantemos 23 equipas de todos os escalões em competição.

Participação nos Campeonatos Nacionais da FPB

Em consequência do bom desempenho distrital das suas equipas, o Galitos tem conseguido, de forma assídua, o apuramento para as competições nacionais nos escalões de formação. Na última época foi o único clube do país a apurar todas as suas equipas para os seis campeonatos nacionais de formação.

Nas últimas cinco épocas o Galitos tem enriquecido muito o seu palmarés nacional com a conquista de várias competições e a presença em várias Fases Finais Nacionais. Conquistámos as primeiras quatro edições da Liga de Basquetebol Master e subimos ambas as equipas de seniores, a Feminina à Liga e a Masculina à 1ª Divisão. Na formação estivemos presentes em cinco Fases Finais Nacionais conquistando mais duas Taças Nacionais (Sub-18 Masculinos e Sub-16 Femininos) e disputando ainda mais duas finais.

Na última época em que estava a disputar os seis campeonatos nacionais (sendo o único clube do país) estava bem encaminhado para conseguir o apuramento em quatro ou cinco escalões, mas a competição foi suspensa, assim como o foi em seniores masculinos. Em seniores femininos, fruto do desempenho na fase regular alcançamos o direito de subir à Liga Feminina.

Títulos distritais

Nas últimas épocas e fruto do excelente trabalho realizado, o clube tem vindo a consolidar essa posição com a conquista de mais sete títulos nas últimas cinco temporadas, seis deles nos últimos três anos. Só na última época, a melhor dos últimos anos, o clube conquistou três títulos e obteve mais três vice-campeonatos nos seis escalões em disputa. Em termos de presenças nas fases finais distritais o Galitos conseguiu apurar todas as suas equipas para a respetiva Fase Final e nas últimas cinco temporadas apenas não esteve presente em cinco Fases Finais das trinta disputadas na ABA nos seis escalões.

Seleções nacionais e Centro de Treino 

Para além da participação nas Seleções Distritais, o Galitos tem tido diversos atletas envolvidos nos trabalhos das Seleções Nacionais, quer em treinos de observação, quer nos grupos finais que participam depois nas Competições da FIBA.

Destaque para os atletas que têm integrado de forma permanente nas últimas duas épocas os Centros Nacionais de Treino (CNT) e para a participação de quatro atletas em Campeonatos da Europa e de uma atleta nas Universiadas de Verão, os Jogos Olímpicos para atletas universitários, onde Portugal obteve um honroso 3º lugar.

Em 2019/20, 6 nossos atletas integraram as seleçoes nacionais de formação e 4 atletas integraram cos Centros Nacionais de Treino.

Atletas nas Seleções Distritais da ABA

Fruto da qualidade do trabalho realizado com as suas equipas e os seus atletas, o Galitos tem sido, nos últimos anos, de forma muito destacada, o clube que mais atletas tem fornecido às Seleções Distritais da ABA, que tão bom resultado tem obtido nos Campeonatos Nacionais Inter-Seleções.

Na última época, devido à pandemia, as competições inter-seleções não se realizaram, mas o Galitos era o clube com mais atletas envolvidos nas seleções (16), registando quase o dobro do segundo clube.

Distinções

Em termos de distinções registe-se a eleição para a equipa da década da Federação Portuguesa de Basquetebol das nossas jogadoras Daniela Domingues e Joana Lopes

Natação

A natação continua a dar-nos grandes alegrias desportivas. A pandemia afetou a parte final da época, mas possibilitou ainda a realização de marcas fantásticas e títulos que perdurarão. Não conseguiremos nunca medir o que poderíamos ter alcançado na chamada época de verão da natação que normalmente se inicia em março.

Jogos Olímpicos e títulos e recordes nacionais

A maior das alegrias foi a manutenção da bandeira olímpica no clube uma vez que para já Gino Caetano assegurou os mínimos para a sua participação nos Jogos Para Olímpicos de Tóquio em 2020 que foram adiados para 2021.

Na época desportiva de 2019/20 fomos campeões nacionais da segunda divisão tendo o direito de subir à primeira divisão. Sagraram-se campeões nacionais Diogo Carvalho, Artem Mirka, João Laranjeira, Miguel Rodrigues, Tiago Machado, Manuel Fardilha e Gustavo Ribeiro e os treinadores Élio Terrível, Rui Santos e Luís Gordinho.

A última época desportiva, mesmo pela metade, foi novamente um ano de muitos o ano de muitos recordes tendo sido batidos 9 Recordes Nacionais estabelecidos e mais 30 recordes regionais.

Em termos de títulos nacionais foram conquistados 16 lugares de pódio nos campeonatos nacionais sendo 5 de campeão, 7 de vice-campeão e 4 de bronze.

títulos e recordes zonais e regionais

Nos campeonatos zonais de juvenis conquistámos 23 lugares de pódio nos campeonatos nacionais sendo 11 de campeão, 6 de vice-campeão mais 6 de bronze.

Conquistámos mais uma Taça A.N.C.N.P.

Nos únicos campeonatos regionais realizados conquistámos 48 primeiros lugares, 35 segundos e 29 lugares de bronze num total de 112 pódios.

Seleções nacionais e distritais

O clube contou com diversos atletas nas seleções nacionais e distritais. Contámos 3 Idas à Seleção Nacional sendo uma 1 Absoluta e 2 no Pré-Júnior.

Os nossos treinadores têm acompanhado as seleções nacionais e sido convidados pela federação e outras organizações como palestrantes em ações de formação.

A equipa master cumpriu mais um ano com títulos nacionais e um grupo unido em torno do prazer de nadar, competir e conviver.

Em termos de títulos nacionais master foram conquistados 20 lugares de pódio nos campeonatos nacionais sendo 9 de campeão, 6 de vice-campeão e 5 de bronze.

Durante a pandemia a secção esteve muito ativa proporcionando atividade física online aos seus atletas e depois durante a retoma realizámos a primeira competição na nossa piscina de caracter nacional e que se chamou “o futuro somos nós” onde estiveram em prova 137 nadadores em representação de 22 clubes nacionais.

O nosso Director técnico, Dr. Rui Santos, sabiamente representou o clube na Convenção Portugal a Nadar 2020 que abordou o tema da retoma da atividade nas piscinas no pós-confinamento, tendo sido o nosso exemplo selecionado como uma das boas práticas a nível nacional.

Remo

O Remo mantém uma actividade crescente tanto em número de atletas como em títulos. As escolas de formação estão a funcionar bem e os resultados começam a mostrar os seus frutos.

Títulos nacionais

O Remo teve campeões nacionais em

Ergómetro

Marta Pereira Condeço em juvenil feminino

Anabela Pereira em Masters absolutos

Rui José Natal da Luz Pires da Rosa em Masters 30-39 peso ligeiro

Francisco Soares Vale Guimarães Silveira em Remo universitário

Fundo

Marta Pereira Condeço Skiff feminino juvenil

João Ricardo Moretto Santos, Alexandre Ferreira Lameiro, José Manuel Pereira de Medeiros Pontes, Henrique Ribeiro Oliveira em Shell quatro sem timoneiro júnior

Velocidade

Luís Amaro e António Ferreira em Shell 2 sem timoneiro júnior masculino

Luís Amaro, António Ferreira, André Oliveira e José Pontes em quadri scull júnior masculino

Títulos regionais

Fomos Campeões Regional Centro 1as Remadas – de entre todos os remadores de primeiro ano no universos dos clubes da Associação Regional da Beira Litoral.

Fomos Campeões Regionais de velocidade onde tivemos vários campeões regionais e muitos pódios

Obras

Foi substituído o Portão do Posto náutico – Uma generosa oferta de uma atleta master do clube, veio colmatar uma falha no nosso posto náutico de muitos anos.

Eventos e organizações 

Workshops – realizámos webinares temáticos durante o confinamento abertos a sociedade, sobre temas diversos como a alimentação em tempos de pandemia, a gestão do tempo, a gestão do treino em casa e exercícios de recuperação

Boulogne 92 – Inicio de conversações com vista à assinatura de um protocolo de desenvolvimento e cooperação com o clube de remo Boulogne 92 de Paris, essencialmente na vertente do remo de lazer e adaptado

Convívio – Encontro com a edilidade no nosso posto náutico em agosto, uma jornada de promoção do remo de lazer, onde participou o presidente da câmara Eng. Ribau Esteves, tempo de se debaterem questões relacionadas com o desenvolvimento do remo em Aveiro, nomeadamente a construção do novo posto náutico e o arranjo da estrada de acesso ao referido posto náutico. Altura ainda onde a secção agradeceu à edilidade o apoio recebido e demos conta dos investimentos realizados

Estação Náutica de Aveiro ENA – Integrados no comité executivo da ENA, debatendo periodicamente questões relacionadas

Agrovouga – Participamos na renovada feira Agrovouga, integrados no stand destinado às estações náuticas 

Regata do Crico – Realizamos uma regata interna com a participação de todos os remadores do clube na Ria de Aveiro, marcando o fim do primeiro confinamento

Padel

O padel em 2020 viveu um ano difícil com menos competições do que as habituais, ainda assim conquistou 3 títulos nacionais individuais, além disso ainda teve 9 atletas jovens presentes em estágios das seleções nacionais.

Títulos Nacionais e seleções nacionais

Gustavo Nunes e Vasco Barbosa foram campeões nacionais de sub14.

Guilherme Carreira foi campeão nacional de sub-12.

José Diogo Cunha e Eduardo Candal Dias foram vice-campeões nacionais de sub-12.

Apesar da pandemia, das restrições impostas, conseguimos crescer, sobretudo em atletas jovens, estamos próximos do objetivo do ano que era chegar aos 200 alunos.

Continuámos com as sessões de formação aos nossos treinadores ministrados pelo nosso coordenador técnico Juan Manuel Rodriguez (ex-selecionador nacional)

As restrições impostas pela pandemia foram um desafio, pois obrigou ao fecho total das instalações durante os meses de março e abril causando constrangimentos económicos importantes. Daí para cá ajustámos a infraestrutura às limitações legais impostas e à obrigatoriedade de sermos considerados clube ao ar-livre o que nos obrigou a remover as telas superiores da tenda. Essa limitação redundou num gasto financeiro enorme condicionando igualmente o uso dos campos quando chovia.

A pandemia obrigou ao cancelamento dos torneios previstos para 2020 sendo que no total foram 3 os torneios de grande dimensão anulados.

Xadrez

A pandemia condicionou fortemente a participação competitiva da secção. Até março fundamentalmente realizaram-se os campeonatos distritais com uma participação do clube dentro do esperado.

Começamos os campeonatos nacionais da segunda divisão que, entretanto, foram suspensos.  Quando retomados em setembro ficámos em 3 lugar.

A partir de março a seção adotou um modelo de funcionamento online privilegiando o contacto com os atletas e alunos da formação em plataformas de ensino à distância.

A condição universitária de alguns dos nossos praticantes permitiu a competição nos campeonatos universitários – variante de rápidas e semi rápidas – onde foram alcançados 3 primeiros lugares (ouro) e segundos lugares (prata). 3 atletas do clube participaram nos mundiais universitários.

No plano organizacional com as eleições para a Federação Portuguesa de xadrez o clube conquistou notoriedade uma vez que os seus representantes foram eleitos para os corpos sociais (AG e direção).

O xadrez mantém uma forte atividade no distrito e no panorama nacional é uma equipa com reconhecimento de ensino e de competição.

A estrutura dirigente é jovem, mas a quem a pandemia cerceou a atividade projetada estando agora focados em expandir a atividade do clube no pós Covid.

Triatlo

Malgrado toda a dificuldade foi possível manter individualmente os treinos dos atletas do clube.

Apesar da pandemia o Triatlo participou este ano 6 provas:

4 (quatro) oficiais

2 (dois) eventos promovidos pela Federação de Triatlo de Portugal como teste aos novos procedimentos face ao covid19;

Como resultados mais relevantes tivemos:

Rosa Rodrigues sagrou-se Vice-Campeã Nacional e Ibérica de média distância no grupo de idade 50-54 anos, no Triatlo Longo de Caminha;

Por equipas alcançamos o Top10 (10ºlugar) no Campeonato Nacional de Clubes de Média Distância.

Como atividades complementares e por forma a colmatar as limitações que enfrentámos realizamos 4 sessões temáticas (workshops de preparação física), sendo que uma delas foi em modo videoconferência. Promovemos treinos de ciclismo indoor (semelhante às bicicletas estáticas) em modo videoconferência. 

A implementação da escola de triatlo continua a ser o calcanhar de Aquiles da secção. Já se fizeram várias tentativas para a consolidação da ambicionada escola, mas as dificuldades encontradas têm sido maiores que a nossa vontade. A secção, para além do crescimento do número de atletas, mantém uma forte dinâmica na divulgação e obtenção de maior visibilidade da equipa, patrocinadores e parceiros.

Bridge

A nova seção não teve oportunidade de iniciar a atividade. As restrições impostas para o funcionamento condicionaram completamente o início da modalidade no clube. Aguardaremos pelo ano de 2021.

Cultura

Filatelia e Numismática

A filatelia e numismática continua a sua atividade regular e a publicação da revista "Selos & Moedas", uma das publicações mais antigas de Portugal no que respeita ao colecionismo filatélico e numismático, que já vai no seu nº 159, e que continua a apresentar artigos maioritariamente originais que são difundidos por diversos países europeus e não só para onde a revista é enviada. Atendendo às restrições associadas à pandemia da COVID-19, as exposições onde iria participar foram canceladas ou reagendadas pelo que em 2020 não se apresentou em nenhuma competição.

No seguimento da proposta para participar de forma relevante e ativa no projeto liderado pela Câmara Municipal de Aveiro, Capital Europeia da Cultura 2027, aguarda com expectativa o resultado da atribuição do resultado da cidade vencedora.

Fotografia

A fotografia depois de uns tempos de inatividade reiniciou a atividade, mas logo teve de refrear o funcionamento por causa da pandemia. Foi um ano perdido na reativação.

Parcerias

O clube continua a sua política ativa de parcerias sendo de referenciar parcerias com a Fisiomanual, Academia Karaté Shotokan de Aveiro, Associação de Basquetebol de Aveiro, Associação de Remo da Beira Litoral, Associação de Natação Centro Norte de Portugal, Triplo Saber, Restaurante Atrium e Aveiro Padel.

De elogiar as relações institucionais e colaboração activa com as federações de Natação, Basquetebol, Remo, Xadrez e de Triatlo. 

Mensagem final

Caros sócios,

O sucesso constrói-se quotidianamente e mede-se na superação nos momentos de adversidade como os que atravessámos em 2020. 

Devemos prosseguir com determinação na formação dos jovens, manter rigor na gestão financeira, proporcionar condições para o empenho dos treinadores, pedir o mesmo espírito de sacrifício e entrega aos nossos atletas. Se assim fizermos o novo ano de 2021 só poderá ser favorável para o Clube dos Galitos. Mas todo este fulgor clubístico não seria sequer possível sem o trabalho fantástico e absolutamente gracioso dos melhores aveirenses que dedicam os seus tempos de menor ocupação ao clube e aos jovens. Sem os seccionistas e dirigentes das secções o clube simplesmente não existia. Cabe nesta hora uma palavra de apreço e gratidão para o trabalho diligente de todos os nossos colaboradores, treinadores e diretores.

Vamos todos utilizar as oportunidades que o final da pandemia poderá aportar no ano de 2021 e transformar os nossos desejos em realidades à semelhança do o nosso poeta Camões nos instava “ Sempre por via irá direita / Quem do oportuno tempo se aproveita.”

A direção do Clube dos Galitos deseja a todos os sócios, dirigentes, atletas, treinadores e colaboradores um excelente ano de 2021, com muita paz, saúde e sucessos pessoais.

Pelo Galitos Canta, Canta!

Bom Ano Novo de 2021

 

António Granjeia

Presidente da direção

Clube dos Galitos

0ano%20novo%202021.pdf

01/01/2021 08:47

Voltar
Clube dos Galitos ©2011, Todos os Direitos Reservados. | Desenvolvido por: INOVAnet,Lda e Design: Designarte.pt