Eventos


Natação - Incrições e revalidações para época 2017/18
30/07/2017
ver mais


  Site Antigo

merchandinsing inscrição quotizações informações/ horários vídeos contactos




Um pouco do seu passado.

O Clube dos Galitos, desde praticamente a sua fundação aos nossos dias, dedicou, à natação, grande interesse. Os associados motivaram-se durante este primeiro século de existência do nosso Clube, para que a modalidade nele tivesse um lugar de destaque.
Este esforço e entusiasmo tem sido intermitente durante as dez décadas de vida do Clube dos Galitos mas teve em algumas ocasiões os seus momentos de glória.

 

O Clube dos Galitos iniciou-se na natação em 1922 com um grupo de atletas em que pontificou o nadador aveirense Tobias de Lemos que nadava um estilo agora desaparecido e que se chamava "traçado". Até meados da década de vinte, o Galitos continuou bastante activo tendo-se também destacado nesses anos Francelino (Franklim) Costa que para além da natação praticou saltos para a água e mais tarde remo no nosso clube.

 

Só nos finais da década de cinquenta e início da de sessenta a secção é reactivada. Uns anos de actividade em que se destaca o empenho de Carlos Coelho, como treinador de alguns atletas de categoria nacional, como António Lorival (campeão nacional 200bruços em 1961) e e João José Pinheiro que representaram o clube nessa época. Famosa ficou a travessia da ria em mariposa, que Carlos Coelho "carbatti" efectuou, mas todo esse entusiasmo veio a esmorecer pelo que a natação no clube volta a parar.

 

 

O Passado mais recente e Presente

A história mais recente da secção é contemporânea da revolução de Abril de 1974. É com efeito, próximo dessa data que a natação dos Galitos reaparece graças ao empenho de um grupo de sócios em que se destaca João Pires da Rosa. Conseguiram-se alguns êxitos desportivos, mas fruto das dificuldades de então, acabou por suspender a actividade em 1979. No entanto alguns atletas dessa época e aveirenses amantes da natação reactivaram em pleno a actividade da secção em 1981.

 

É essa geração de aveirenses, que ainda hoje se encontra à frente da secção de natação. As últimas duas décadas de natação no Clube, permitiram, quer pelos resultados desportivos quer pelo modelo de gestão adoptado, guindar a secção a uma modalidade de importância estratégica para o Clube dos Galitos a par do Remo e do Basquetebol.

 

 

Resultados Desportivos

Neste lapso de tempo os resultados desportivos foram aparecendo, destacando-se entre muitos, os títulos nacionais por equipas no Nacional da III divisão emm1996/97 e em 2007/08, os recordes nacionais batidos, os títulos nacionais individuais, as diversas presenças em finais principais de campeonatos nacionais, do Mundo, da Europa e torneios internacionais e os muitos títulos regionais quer individuais e colectivos.

 

 

Diogo Carvalho e os Jogos Olímpicos

O melhor nadador de sempre de Aveiro, atleta do Galitos, Diogo Carvalho, deu a maior alegria à cidade e ao Clube ao alcançar uma participação na XXIX Olimpíada de Pequim registando o melhor resultado da natação portuguesa. Depois de uma época extraordinária, em que competiu a um nível extraordinário, Diogo Carvalho afirmou-se como o melhor nadador da sua geração. Élio Terrível, treinador do Galitos, acompanhou sempre o nadador enquanto treinador da selecção nacional e do Clube.

O Clube dos Galitos, confirma-se no início do século, como o Clube mais representativo do Concelho e do Distrito de Aveiro na natação e aquele que mais títulos conquistou para Aveiro.

 

 

Escolas de Formação

Também na formação o Clube é uma referência fundamental. É a agremiação aveirense que há mais anos consecutivos ensina natação na cidade e pelas suas escolas já passaram seguramente mais de 15000 nossos concidadãos. Muitos destes foram atletas de eleição e connosco viveram as alegrias que o só desporto pode oferecer.

 

 

Instalações

O Clube assinalou o seu centenário em 2004 passando a ter a responsabilidade da gestão da piscina em que sempre funcionou - a piscina do IDP.

Clube dos Galitos ©2011, Todos os Direitos Reservados. | Desenvolvido por: INOVAnet,Lda e Design: Designarte.pt